Eles não são miniaturas de adultos!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010



Por mais que se discuta hoje em dia e tentem me provar o contrário, não adianta: Acho que estamos acelerando o crescimento de nossas crianças e aos poucos lhe tirando  sua infância.
Não me refiro ao ritmo mais acelerado inerente e inevitável do mundo atual, com todo turbilhão de informações e avanços tecnológicos. Me refiro a extinção do tempo de "ser criança".

Estamos  "obrigando" nossas crianças a amadurecerem mais depressa, quando em algum momento, mesmo que de maneira inconsciente, exigimos posturas e comportamentos de adultos.

Quando nossos filhos assistem programas que não são apropriados - e está quase impossível encontrar algum que seja  - ou ainda, quando os obrigamos a desenvolver 1000 atividades na semana e extiguir o tempo da brincadeira, sinto que é o mesmo que dizer: "Ei, cresça mais rápido,  brincar é bobagem".

Você pode achar que estou exagerando, mas quando ouço crianças de 8 anos comentar o que assistiram no pânico na Tv, segurando o celular e dançando ao som do "créu", fico estarrecida.
Lembro-me então, de imagens do século 19, ONDE AS CRIANÇAS ERAM VESTIDAS E COMO ADULTOS, porque eram vistas desta maneira.


É como se fosse a descrição da realidade atual, só que com trajes e hábitos mais modernos.

Todo esse aceleramento descabido, está nos meios de comunicação, nos produtos oferecidos no mercado,  na música, na sala de aula e em casa.

Não sou nenhuma falsa moralista, apontando o dedo e dizendo como você deve ou não, educar seu filho.
Sou mais uma pessoa preocupada com a infância perdida, testemunha do quanto isso pode ser desastroso na vida de um indivíduo.

Se eu tive infância? Tive sim, por isso sei o quanto foi importante para me tornar quem eu sou e quanto ela é para os adultos de amanhã.


Criança tem que brincar, aprender coisas novas que não vão deformar seu caráter. Tem que se sujar de tinta, ter tempo livre para ouvir e contar histórias. Inventar soluções milagrosas para nosso problemas antigos e remoídos. Fazer mil perguntas e brincar por brincar.
É preciso refletir sobre isso.
Enfim, criança tem que ser criança. 
Crianças sem infância, adultos imaturos.

1 comentários:

Anônimo disse...

Perfeita sua observação!! Maravilhoso post.

Postar um comentário

 
Educação é vida | by TNB ©2010