Quem não lembra dos contos de fadas que ouviamos quando crianças, que nos faziam vestir fantasias de lobos, fadas, caçadores, príncipes e princesas e "entrar" nas histórias ? Adorarava (e adoro) ouvir histórias até hoje e sei o quanto isso foi bom para mim. A verdade é que esse hábito faz toda diferença na formação de uma pessoa.
Quando uma criança não é alfabetizada,o primeiro contato com a leitura é feito por meio das histórias lidas para ela. A criança tem uma capacidade maravilhosa de lembrar de fatos e acontecimentos. Quando esta consegue recontar uma histórinha, mesmo sem "decodificar" as palavras, porém virando as páginas do livro, está fazendo um tipo de leitura. Isso dará a ela maior repertótio de imagens, vocabulário, claro se for algo contínuo em sua vida.
Mas, o previlégio de ouvir histórias não é somente das crianças.
Por que os professores não leêm algo para seus alunos, mesmo quando estes já são crescidos? Será que não se interessariam? Existem dezenas de temas interessantes. Cabe ao professor escolher um que se adeque com o interesses destes alunos, com a necessidade da turma.
E quanto a nós adultos?
Ora, quantos de nós não gostamos de ouvir histórias de amigos, de viagens, da mãe, do tio etc. Ouvir, ver, e LER nos fazem imaginar. Ativam o exercício mental.
A pessoa que fantasia e imagina, é mais criativa, tem boas idéias e porque não: mais otimista com a vida.
Então meu amigo adulto, existem várias formas de ouvir histórias: Filmes, peças teatrias, e a própria leitura. Permita-se um tempo para abstrair E DESCOMPLIQUE UM POUCO A VIDA.
Dicas de leitura para as crianças:
Bruxa, Bruxa Venha a minha festa de Ardem Duce.A casa sonolneta de Audrey Wood.
Rei Bigodeira e sua banheira de Audrey Wood.
Menino Maluquinho de Ziraldo.
As aventuras do bonequinho do banheiro do Ziraldo.
Infanto-juvenis
O mar de montros de Rick RiordanO ladrão de raios de Rick Riordan
O pequeno principe de Antoine de Saint- Exupére
O caso da borboleta Atíria de Lúcia Machado de Almeida
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