Afinal, quem é que manda ?

sexta-feira, 23 de julho de 2010

                                                                                       Por Alessandra Franco                                         

Assitindo o Vídeo Crianças vêem, crianças fazem me lembrei de um fato interessante:
Dia desses, estava na casa de  Marisa*, quando outra amiga chegou com seu filho de 3 anos. Estávamos todos conversando, quando a mãe em questão começou a falar. De repente, o menino subiu no colo dela e desesperadamente tentava tapar a boca desta, fazendo com que  olhasse somente para o garoto. E isso se repetiu ALGUMAS VEZES,  entre subidas no sofá, corridas pelo apartamente e rabiscos em papéis. 

Na mesma semana, ao ir a igreja, cenas semelhantes se repetiram com esta mesma família.  O interessante aqui, não é a atitude da criança e sim da mãe. Esta tem a mesma postura com o filho em diferentes ambientes:  Deixa que se levante, o segue pelos corredores, segura no colo, senta, volta a levantar-se, e a criança, CLARO, achando tudo muito divertido, porque na verdade é. 

O que deve ser entendido é que, quem deve dizer o que pode ou não ser feito em lugares diferentes, são os pais. 
Uma criança de 3 anos, não tem a menor obrigação, de achar uma reunião de adultos interessante. Tão pouco ficar sentado como uma estátua por longos períodos.  Esta criança tem necessidades características da idade  e precisa ser ensinada por meio de conversas e exemplos práticos pacientemente que em determinados lugares não podemos correr, ou gritar, por exemplo. 


O que fazer?
Caso não exista opção de poupá-la de participar de um evento prolongado onde tenha que se limitar  existem formas de manter a criança entretida, como livros com histórias preferidas, desenhos para colorir, pequenos brinquedos com os quais  poderá  se distrair e utlizar o tempo. 

É sempre bom lembrar que
 Ao contrário do que muitas vezes pensamos, as crianças observam, ouvem, sentem e registram tudo que acontece ao seu redor e a ação desta se definirá  a medida do comportamento de que os pais  (e todos adultos com quem convive) tem para com ela. Portanto, antes de exigir é bom agir e agir certo.

1 comentários:

Brasil Desnudo disse...

Olá Alessandra, boa noite!!
Primeiro, venho agradecer sua visita e, pelo comentário feito no Blog!
Quanto a sua matéria!
Muito bem abordado o assunto Alessandra... A questão muitas das vezes, não é da criança, mas sim. dos Pais. Esses sim, são os verdadeiros culpados, pois filhos, ainda mais nessa idade, querem carinho, atenção, dedicação integral, e muitos deles, os pais, sentam, conversam, se divertem, bebem...
Enquanto as crianças, ficam soltas, e muitas das vezes, os pais são aqueles, que passam o dia berrando: Não faz isso, paraaaa, vou te bater heimmm... No final, acabam espancando a criança, sem perceber, que ela, a criança, fez tudo aquilo por um simples motivo... Queria somente atenção!
Esse é o verdadeiro problema! A falta de sensibilidade dos adultos, em perceber que, crianças passam o dia atento a tudo, querendo descobrir, aprender... Tudo pra ele é uma descoberta... É nós Alessandra, fomos assim um dia.
Belo comentário Alessandra, meus parabéns.

Marcio RJ

Postar um comentário

 
Educação é vida | by TNB ©2010