Desenhos: Quando as palavras não são suficientes

sábado, 24 de julho de 2010


Por Alessandra Franco

Desde a época mais remota, o homem utiliza imagens para se comunicar. Sabemos que  a milhares de anos atrás, antigas civilizações registraram sua história por meio de desenhos.
Os séculos se passaram, mas a importância do desenho na vida do ser humano não diminuiu.
Ainda muito pequenos, quando nossa coordenação motora começa a se aprimorar, produzimos nosso primeiros traços. São as chamadas garatujas. 
O tempo passa e desenvolvemos gradativamente um melhor controle das mãos e nosso rabiscos passam a tomar forma, assim como o pensamento.  Passamos então, a desenhar o que vemos a nossa volta.

O ato de desenhar para a criança é tão importante quanto se comunicar, pois nem sempre esta possui vocabulário para expressar o que está sentindo ou o que está se passando com ela.

Por exemplo:
Uma criança que possui certa insegurança, poderá fazer pequenos desenhos e ocupar apenas uma parte do papel.  Esta provavelmente não se apropriou do espaço que está disponível à ela. 
Outro exemplo são possíveis problemas emocionais que a criança esteja enfrentando e em suas produções poderá ser observado uma cor escura predominante como preto ou roxo.

O que é importante  para o professor é entender que as produções das crianças são ferramentas para identificar quando possíveis problemas tanto de aprendizagem,quanto emocionais podem estar acontecendo. Isso claro, juntamente com a observação do aluno em sala de aula.

Não cabe ao educador diagnosticar o tipo de problema se este não for pertinente à sua formação.  Neste caso, será necessário o auxílio de um psicólogo.


Resumindo:
Os desenhos das crianças não são para ser expostos na parede apenas, ou guardados no armário. Em um bom trabalho pedagógico, a apreciação das produções infantis é vital para que as crianças se sintam motivadas e encorajadas a produzir mais e cada vez melhor. Tudo em prol do seu desenvolvimento cognitivo.

Desenhar no universo infantil é comunicação, expressão e vida e deve ser levado a sério.

1 comentários:

Marcos Vinicius Gomes disse...

Olá,

Há uma certa má vontade contra o registro gráfico que não seja a escrita, desde a mais tenra idade. Porém a a transmissão de conceitos não é presa apenas ao texto escrito, que certamente é importante, mas não único no processo de comunicação humana.
Abs

Postar um comentário

 
Educação é vida | by TNB ©2010